sexta-feira, 17 de outubro de 2008

A IGREJA SOB PRETEXTOS


Pr. Raul Marques


A chamada “igreja cristã” está completamente secularizada – profundamente influenciada pelas regras de vida de um mundo fora dela e que dela desdenha sem o menor receio! Como a moda mais acentuada do nosso tempo é a religiosidade, o conceito bíblico de igreja passa de largo da nossa realidade contemporânea.
Desde a época de Jesus - único criador e mantenedor da verdadeira igreja cristã – que ocorriam grandes concentrações de pessoas: multidões que iam até Ele para ouví-lo ensinar sobre o caminho das mudanças profundas para a existência humana, embora Jesus não focasse as multidões, mas, os indivíduos. A igreja de hoje é apaixonada pelas grandes concentrações públicas e até pleiteia mover os indivíduos, porém as motivações e os resultados práticos contradizem as lições mais legítimas do cristianismo bíblico: “Portanto IDE, FAZEI DISCÍPULOS de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ENSINANDO-OS a observar todas as coisas que vos tenho ordenado; e eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mt 28.19-20).
Jesus nunca fez da fé um show. Jesus nunca motivou a fé das pessoas pela sensibilização da carne. Ninguém jamais ouviu a Jesus e saiu vazio. O tempo de Jesus era precioso, e, portanto, usado com profunda sabedoria, motivado pelo amor incondicional às pessoas. Assim sendo, procurou fazer discípulos que o ajudassem a multiplicar os seus ensinamentos. Deste modo eles estariam observando tudo o que Jesus havia ordenado. Nos cahamados “show’s da fé” as estrelas são outras. As concentrações são motivadas pelos rítmos, pelos hit’s, e pelo grau da fama. Aí sim, as pessoas chegam vazias e saem ocas.
A igreja que prolifera não é a igreja de Cristo, mas, a igreja dos homens. As pessoas são motivadas a andar quilômetros e mais quilômetros a procura de um show, e tornam-se incapazes de atravessar a rua onde moram para estarem fazendo a obra do Senhor, evangelizando os seus vizinhos. Os “irmãos” são capazes de investir altas somas de dinheiro promovendo show’s, e incapazes de fazerem qualquer oferta para os campos missionários. Parece-nos que a idéia subterrânea é: tirar as pessoas dos clubes do mundo, tornando-as sócias do novo Clube da Fé... Que tipo de fé, afinal, ninguém pode saber! Que Deus tenha misericórdia de todos nós!

2 comentários:

Humberto de Lima disse...

Meu colega do Sertão,

Que alegria ver suas idéias na internet! Parabéns pelo belíssimo blog!
Abraço de Fagundes,

Humberto de Lima.

Beatriz disse...

Pastor Raul,
todo aquele que se dispõe a viver o Evangelho e a anunciar os seus valores normalmente é visto como alguem que contraria normas e praticas da cultura dominante.Por isso, acaba atraindo a discriminação.
A Biblia diz:"Porque vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo e não somente de crerdes Nele".
Admiro tua coragem e sou muito feliz em ser pastoreada por um servo como o senhor.Parabéns e Deus continue abençoando seu ministerio.
Beatriz.