sábado, 11 de outubro de 2008


Onde está firmada a nossa esperança?


Pr. Raul Marques


Terminada a apuração dos votos de uma eleição, logo se constata: demasiada alegria em alguns, exagera tristeza em outros... Uma coisa, porém, é mais que evidente: não podemos querer estabelecer para sempre aquilo que é temporal e transitório! Todo mandato tem seu tempo estabelecido, e todo aquele que participa do jogo político deve entender que cada mandato que se pretende renovar corresponde a um novo período de lutas que é necessário empreender. É exatamente igual a um campeonato de futebol: nenhuma agremiação é campeã para sempre! A Copa do Mundo que o diga.
Quero instigar a reflexão sobre as ações e reações da política, comparando-as com as expectativas, aspirações e realizações na vida espiritual daqueles que dizem crer. Quando nós dependemos do homem, certamente devemos estar preparados para suportar e até superar as incoerências humanas, posto que todos somos vulneráveis, inconstantes e imperfeitos. Quando, ao contrário, esperamos unicamente em Deus, obviamente nunca seremos frustrados, ainda que as coisas visíveis pareçam conspirar contra esta realidade. Afirma a Bíblia que “a fé é a certeza das coisas que não vemos, mas esperamos” (Hb 11.1) , daí depreendermos que, se confiamos prontamente em Deus, a nossa esperança não será frustrada, pois o próprio Deus nos ensina que “a esperança não confunde” (Rm 5.5).
Há um adágio popular que afirma que “se reza ganhasse jogo o campeonato baiano só resultava em empates”. Há irmãos na fé que diante de uma derrota política, indagam: “Por que Deus permitiu isso comigo?”, esquecendo-se de que do outro lado da ponte, isto é, da parte daqueles que foram vencedores, também há os que pensam que foi a bênção de Deus que lhes proporcionou esse ou aquele resultado favorável. Ora, ora! Deus tem mais o que fazer! Como estaria Deus metido nas picuinhas humanas? Atendendo aos caprichos de uns em detrimento da desilusão de outros? Não, não! As coisas não são assim! Deus realmente permite que tais coisas ocorram para que fique cada vez mais evidente em nós quais são as verdadeiras aspirações do nosso coração. A Bíblia nos ensina que “feliz é a nação cujo Deus é o Senhor”, e que “o temor do Senhor é o princípio da sabedoria”. Portanto, os que esperam com confiança pelo Senhor são como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre! Que o Senhor tenha misericórdia de todos nós!

Nenhum comentário: