terça-feira, 18 de junho de 2013


MUITO ALÉM DE DEZ CENTAVOS...
Pr. Raul Marques

A Bíblia relata um fato ocorrido com certa mulher que havia perdido algumas moedas dentro de sua própria casa e que, logo em seguida, foi diligentemente procurá-las até que as encontrasse, tal era a sua necessidade e o seu senso de responsabilidade no tratamento dos bens familiares. A parábola contada em Lucas 15:8-10 ajuda-nos a compreender que os brasileiros acordaram para um Manifesto Nacional muito além de dez centavos... Tal como na parábola, não queremos nos deter nos vândalos ou depredadores do patrimônio que porventura tenham tentado protagonizar a história encaminhando-a a um despropósito. Ansiamos isto sim, fazer uma paráfrase, livres da conotação teológica, mas bem próximos da questão social.

 Nos últimos dias assistimos ininterruptamente manifestações crescentes em várias capitais e em inúmeras cidades mais populosas do país, que tiveram sua gênese nos “centavos” a mais que seriam cobrados nas passagens de transportes urbanos. O fato é que, não eram apenas os centavos que estavam em jogo; eram os bilhões e bilhões que construíram suntuosos campos de futebol, que foram lançados na mídia dos “Ali Babás” e também dos “quarenta ladrões (?)” que há séculos lançam mãos nos cofres da República. Até aqui não tínhamos ainda assumido publicamente a indignação do povo brasileiro que se sente humilhado e ultrajado, além de traído e colocado no “banco de reservas”, sem a menor possibilidade de entrar em campo outra vez.

Nunca antes na história deste país os centavos valeram tanto! Foram eles que acordaram a nação para o sucateamento da saúde, a desvalorização dos profissionais da Educação, a manipulação dos poderes, a violação dos direitos, o abafamento da Crise Institucional, a desmoralização da função política, as aberrações religiosas, a desmoralização da Família, o enriquecimento galopante dos “donos do dinheiro”, o desprezo pela fome e a miséria nos sertões, a violência gritante, a imoralidade, enfim, a fantasiosa inclusão do país no primeiro mundo à custa do empobrecimento dos indivíduos, com ações lúdicas de mídias circenses em conluio.  

Na parábola bíblica, após se dar conta de que havia perdido uma moeda, a mulher toma a decisão de procurá-la “diligentemente” até encontrá-la. O Brasil, afinal, se deu conta de ter perdido a sua moeda... Deste modo, chamou a sua gente, aliás, “brava gente brasileira”, para encontrar com diligência o seu prejuízo. Os Estados e as Cidades foram sensibilizados a procurarem juntos por uma solução. O Brasil foi às ruas. O povo acordou para o poder que possui. A nação despertou para a valorização dos seus valores mais profundos, que passam além do país do futebol e do carnaval; que rendem muito mais do que todas as transações bilionárias do mundo da “bola (?)” e que não estão nas Ilhas Cayman e nem em nenhum outro paraíso fiscal; está, isto sim, aqui dentro deste gigante pela própria natureza: o seu povo trabalhador!

Como na parábola, é hora de chamar os vizinhos para a celebração da moeda que foi achada. O caminho da dignidade foi reencontrado!   

2 comentários:

Anônimo disse...

Sábias palavras.

Francisco Chagas de Sousa disse...

Caro colega, pastor Raul Marques, concordo em gênero, número e grau com todo o conteúdo da sua reflexão, entendo ser um como um manifesto a ser divulgado, como seja no JB, como instrumento de conscientização cidadã cristã.

Parabéns pela palavra iluminada e oportuna.

Pastor Francisco Chagas de Sousa.