quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

 FRENTE E VERSO DO BORDADO EXISTENCIAL

 Pr. Raul Marques



Quase nunca prestamos atenção na parte de trás de um bordado. À primeira vista toda tela é impecável! Invariavelmente, somos tentados a concluir que todo livro que traz uma boa capa é um excelente livro... Até declaramos poética e equivocadamente que “aquilo que os olhos não vêm, o coração não sente...”.
Lembro-me, perfeitamente, que em anos já distantes, vi muitas vezes mulheres esmeradas cuidando de bordados elaborados em um tecido esticado à base de duas argolas de madeira, com agulha e linhas de diversas cores, num entra e sai repetitivo que findava por trazer à vista belíssimas decorações e desenhos os mais variados e profundamente complexos! É tudo mais ou menos semelhante a um edifício concluído e irretocavelmente bem acabado, que não deixa à mostra vigas com excesso de cimento, pontas de ferro, arames, pedaços de gesso, fios e tubulações tão feias, porém, tão calculadamente postos...Ao recordar-me daqueles bordados, lembrei-me de pronto, que eles sempre tinham o avesso muito enfeado por um emaranhado de linhas que não mostravam quase nenhuma conexão e muito menos beleza... O verso do bordado era, por assim dizer, desprezível! Tinha razão, portanto, o filósofo Platão ao afirmar que nada do que vemos é real, apenas a sombra ou a aparência retratada do modo ideal.


Há um adágio popular que afirma: “Nem tudo o que reluz é ouro!”. Quem jamais ousou afirmar, por exemplo, que a Mona Lisa sorri de satisfação ou timidez? Qualquer conclusão é meramente especulativa e pessoal. Por trás daquela expressão há um enigmático sentimento; da modelo ou do artista...
Há tanta gente que se parece com este protótipo! Muitos de nós têm tentado viver para vender uma imagem instigante de si mesmos quando, na verdade, o esforço maior é o de esconder o emaranhado de linhas desconexas do bordado existencial! A policromia dos carretéis é gasta na tentativa de melhorar a avaliação externa do bordado do caráter; a agulha que atravessa o tecido da personalidade não consegue esconder os nós e pedaços de linha que interrompem a tessitura do bordado...


Na Bíblia, pela boca de Jesus, encontramos uma similaridade deste quadro: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia” Mateus 23:27. Nunca devemos avaliar as pessoas e as situações, simplesmente pelas partes exteriores, senão correremos sempre o risco de deixar de ver o que está por dentro ou por trás... Tem misericórdia de nós, Senhor, e cuida do bordado da nossa existência!

Nenhum comentário: