Pr. Raul Marques
“Embora as figueiras tenham sido totalmente destruídas e não haja flores nem frutos; embora as colheitas de azeitonas sejam um fracasso e os campos estejam imprestáveis; embora os rebanhos morram pelos pastos e os currais estejam vazios, eu me alegrarei no Senhor! Ficarei muito feliz no Deus da minha salvação! O Senhor Deus é a minha força. Ele me dá a velocidade da corça e me guia em segurança por sobre as montanhas” Hc 3.17-19 – BV
Quanta gente jovem tem desistido dos seus sonhos? Quantos casais têm desistido da felicidade? Quantas pessoas têm desistido da vida porque encontram diante de si problemas e obstáculos que parecem insolúveis e intransponíveis? Quantas igrejas têm perdido a visão porque o mundo as invadiu de tal modo, que os seus membros parecem sócios; os seus ministros, gerentes; o seu planejamento não é de acordo com Deus, mas de acordo com o mercado. Quantos vocacionados deixaram de prosseguir qualificados por Deus, influenciados pelos métodos de academicismos absolutamente contrários à total dependência do Senhor? Quantos irmãos sabem mais sobre maledicências do que sobre os conteúdos espirituais da sua igreja? Quantos estão perdendo as forças e o entusiasmo porque ao invés de estarem com os olhos postos em Cristo, autor e consumador da nossa fé, desviaram os seus olhares para pessoas, às vezes inescrupulosas e a serviço do mal?
Só há uma maneira de vencermos essas adversidades: pela fé! “Todo o que é nascido de Deus vence (ou está sempre vencendo) o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” I João 5.4. O apóstolo Paulo aprendeu e nos ensinou que “o justo viverá por fé” Gálatas 3.11. O profeta Habacuque também se expressou assim. Aliás, é também o profeta Habacuque quem nos dá a maior de todas as lições sobre como vencer as adversidades desta vida. No capítulo 3 e versículos 17 a 19, ele nos indica qual o caminho através do qual devemos prosseguir diante das tempestuosas situações com as quais nos defrontamos nesta vida; sejam elas relativas aos nossos relacionamentos, atividades religiosas, experiências familiares, caos financeiro, limitações na saúde, conflitos conjugais, contendas entre irmãos, etc. Fazendo analogia das suas palavras, ele diz: Ainda que nada nos pareça ideal, e que as coisas estejam todas fora de lugar; que não haja sequer uma brecha de solução; mesmo que todos tenham desistido de tudo; eu me alegrarei no Senhor! Ele transformará todo o caos. Ele, e somente Ele, me elevará acima de todas essas circunstâncias!“. É por isso mesmo que é importante ter fé, mas isso não vem de nós, não vende em supermercado, não se adquire por herança, não se pode repassar por facilitação; É DOM DE DEUS (Efésios 2.8). Esta é a força que só vem de Deus. Quem quer vencer, precisa buscá-la: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á” Mat.7:7.
Nenhum comentário:
Postar um comentário