segunda-feira, 11 de julho de 2022

 A IGREJA CULTURAL

Pr. Raul Marques

 

“No Pacto de Lausanne lemos: A cultura precisa ser sempre testada e julgada pelas Escrituras. Assim é porque a cultura é produto da sociedade humana, ao passo que as Escrituras são produto da revelação divina. Ora, Jesus foi enfático ao afirmar que a Palavra de Deus deve ter primazia sobre as tradições humanas (Mc 7:8,9,13). Não que toda cultura seja má. A cultura é ambígua, porque o homem é ambíguo. O homem tanto é nobre (porque feito à imagem e à semelhança de Deus) como ignóbil (porque decaído e pecador)”.

A cultura não é ruim ou boa por si mesma; ela simplesmente existe e é mutante. Ela é o resultado dos hábitos, regras morais, arte, língua, trajes, formas de pensar, enfim, de tudo o que está norteando o modus vivendi das sociedades. A Bíblia, por exemplo, é um conjunto de livros escritos num período correspondente a mais ou menos 1.500 anos, num contexto das mais variadas culturas: cultura nômade (Abraão), cultura egípcia (José), cultura judaica tribal (Josué), cultura judaica monárquica (Davi), cultura babilônica (Daniel), cultura Persa (Ester), cultura grega e romana (Paulo), etc.

Não duvide da capacidade de manipulação dos meios culturais, dos meios de comunicação, mesmo os mais atentos têm que tomar cuidado com as estratégias de distração impostas. “Em países com alto índice de ignorância (o Brasil ficou em sexto no índice de ignorância mundial) com baixo nível cultural, a melhor maneira de manipular a massa é através dos meios de comunicação, com programas vazios e jornais sensacionalistas direcionados a interesses próprios”.

Foi necessária esta rápida introdução para que fossemos direto ao ponto da nossa reflexão sobre os significados da expressão que cunhamos: A IGREJA CULTURAL. Estamos, pois, vivendo tempos bem complexos, difusos e ambíguos sobre os conceitos díspares de igreja (ecclesia) na Bíblia, e o ajuntamento de pessoas com expressões religiosas (communitas), no mundo.

A igreja bíblica não é uma Instituição, não é uma Organização burocrática e consumista; é, isto sim, um organismo, uma comunidade de pessoas livres que expressam a sua devoção a Deus, que compartilham suas experiências mantendo minimamente uma liturgia que seja derivada da comunhão, da partilha e da relevância do que transcende às expectativas do tempo presente. Com o tempo e a influência das culturas, no entanto, ela foi sendo transformada numa Instituição humana, impregnada de conceitos mercadológicos, influenciada pela tecnologia e rigorosamente entregue às normas e métodos de crescimento e multiplicação, pois, afinal de contas, as conexões com os céus são apenas um aspecto secundário, o primário é a sua existência e performance. A aferição sobre a sua relevância agora é a capacidade de destaque social; é habilidade intelectual dos líderes; é a destacada configuração estética e arquitetônica dos templos, que no mais das vezes tornam-se espaços para shows, espetáculos, glamour, afinal de contas o que conta mesmo é a multidão concentrada (ou confinada) nos seus arraiais.

As culturas da música, da moda, da neurolinguística, do marketing, do coach, enfim, das mais diversas atividades sociais, chegaram e invadiram as igrejas sem qualquer pudor! A igreja não está sendo o sal da terra e luz do mundo; o mundo açucarou a igreja e ofereceu-lhe claridade artificial, infelizmente! Por estes motivos é que estamos vivendo o tempo na IGREJA CULTURAL! As músicas, por exemplo, não são criadas para a glória de Deus, mas para serem sucesso! Os pregadores são profissionais da fala e, portanto, viajam mundo afora pregando o mesmo sermão em diversos lugares, do mesmo modo que um ator verbaliza um texto para diversas plateias e é ovacionado!

Assim como os pequenos mercados e mercearias foram engolidos pelos supermercados e pequenas lojas pelos shopping centers, também as pequenas congregações foram transformadas em mega igrejas... A política mercadológica alcançou a igreja! É tudo muito lamentável, porém, o que nos consola, conforta e reveste de esperança, é o que vaticinou Jesus fitando os olhos de Pedro: “Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela...” Mateus 16:18. Que o Senhor tenha misericórdia de todos nós!   

Nenhum comentário: