terça-feira, 1 de março de 2011

PLENOS DE DEUS

Pr. Raul Marques

Pois todos nós recebemos da sua plenitude, e graça sobre graça. Porque a lei foi dada por meio de Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo João 1.16-17.

Não foi sem motivo que o salmista exultou de alegria e com satisfação exaltou a Deus, dizendo: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho” Salmo 119.105. O enlevo que nos traz ao coração, o gozo espiritual, o contentamento e a paz que sentimos através da leitura da Bíblia são, com toda certeza, algo sobrenatural. A certeza de que Jesus, o Filho do Deus vivo, não é patrimônio privado de nenhuma religião, senão o “pão que desceu do céu” João 6.33, dado a toda a humanidade para que “todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” João 3.16, nos enche de júbilo e nos torna aptos para a celebração da vida e das vitórias.

Refletindo no primeiro capítulo do Evangelho Segundo João, saltou-me aos olhos um trecho que me encheu de alegria o coração mais uma vez: “De sua plenitude, com efeito, todos nós recebemos, e graça sobre graça” v. 16. Fiquei absolutamente maravilhado “porque Deus amou o mundo de tal maneira” que através deste amor nós somos atraídos para Ele para que recebamos um presente, uma vez que Ele nos “deu o Filho Unigênito”. Cristo é nosso, é de todos os que crêem. Ele é o nosso mais valioso presente. Com Cristo recebemos graça sobre graça e nos tornamos plenos de Deus. Se tivermos fome ou sede, Ele nos diz: “Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede” João 6.33. Se estivermos presos, sem saída para as nossas inquietações, Ele proclama: “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem” João 10:9. Se, de outro modo, estivermos sem alguém que nos ouça e conforte, Ele nos chega para dizer: “Eu sou o Bom Pastor: conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas me conhecem. Assim como o Pai Me conhece, também Eu conheço o Pai e dou a Minha vida pelas Minhas ovelhas. Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco e também tenho de conduzi-las; ouvirão a Minha Voz e haverá um só rebanho e um só pastor" João 10.14-16. Se estivermos em aflição por causa das dores deste mundo, Ele nos vem aconselhar, dizendo: “...Por isso, eu vos advirto: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Porque a vida é mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes Lc 12.22,23; “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e meu fardo é leve" Mateus 11.28-30.

Finalmente, se por algum motivo acharmos que ninguém tem apreço por nós, que todos nos abandonaram, e que Deus não tem visto o nosso sofrimento silencioso e solitário, é muito bom não nos esquecermos do que Ele mesmo prometeu: “E eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos" Mateus 28:20. Todas essas providências são parte da plenitude de Deus sobre todos nós; são parte da graça sobre graça que Ele já dispôs sobre nós. Sendo assim, “Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor” Oséias 6.3.

Um comentário:

LEIDINHA MENDES disse...

Que bela mensagem reflexiva!...Como é maravilhoso saber que o SENHOR cuida verdadeiramente de nós de uma forma especial.
Que a doce PAZ do SENHOR JESUS esteja contigo e com os seus.

Leidinha