quarta-feira, 12 de novembro de 2008

A DIFÍCIL TAREFA DE AMAR...


Pr. Raul Marques


Pode parecer um episódio simples e até muito conhecido narrado nas Escrituras, mas o fato de Jesus inquirir a Pedro de forma incisiva e contumaz com um tríplice “Pedro, tu me amas?”, é muito mais significativo do que possamos pensar. As perguntas feitas pelo Senhor Jesus soam como uma pedra estilhaçando uma vidraça, ou como uma bexiga não suportando mais a pressão interna do ar...
Parece bem simples pronunciar um “eu te amo”, no entanto, não é tão simples assim vivenciar esta expressão de sentimento na vida real dos seres humanos. Por isto mesmo não é fácil SER cristão. Primeiro e acima de tudo, porque devemos “AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS”; segundo, porque em decorrência deste amor devemos “AMAR AO PRÓXIMO”; e terceiro, porque este fato é uma conseqüência do “COMO (amamos) A NÓS MESMOS”. Que coisa difícil, não?
Pois bem, o que queria Jesus ensinar ao homem Pedro? Perceba: Jesus não estava ensinando religião; não estava dando aula de psicologia; não estava transformando Pedro em um super homem; nada disso. O desejo do coração do Mestre era um só: tornar Pedro mais humano, mais sensível, mais centrado, reconhecendo as suas próprias fraquezas, mas, em decorrência do fazer pelos outros por amor, pudesse provar o verdadeiro amor, sinônimo de compreensão, de doação, de cuidado, de interesse pela felicidade alheia, a partir do amor originário no coração de Deus, que ali estava apresentado em Jesus, o Verbo encarnado.
Como disse: “não é fácil SER cristão”, sobretudo quando desejamos isso a partir de nós mesmos. Não é possível. Por isso o questionamento que Jesus fez a Pedro, faz-nos a nós todos: “amas-me?”. Se isto é verdade, por que descartam os trabalhosos? Por que preferem os arrumadinhos? Por que exibem tanta indiferença? Por que são tão intolerantes? E por que fazem dos ensinos bíblicos meros jargões filosóficos, usando-os como força de expressão e quase nunca como expressão da ação.
É preciso considerar a difícil tarefa de amar para responder com sinceridade, olhando nos olhos de Jesus, à pergunta que Ele nós faz agora: “Tu me amas?”. Que Deus tenha misericórdia de todos nós!

Nenhum comentário: