terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

MEDO!


Pr. Raul Marques

"No amor não há medo, o amor que é totalmente verdadeiro afasta o medo. Portanto, aquele que sente medo não tem no seu coração o amor totalmente verdadeiro, porque o medo mostra que existe castigo" 1 Jo 4:18.

O que é o medo?O medo é um sentimento que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente. Pavor é a ênfase do medo” (wikipedia.org). Ralph Waldo Elerson, filósofo e poeta, disse: “Faça aquilo que você receia e a morte do medo será certa”. Diz-se que nascemos apenas com dois medos: o medo de cair e o medo do barulho. Todos os seus outros medos são adquiridos. Livremo-nos deles. O medo, afinal, tanto pode ser um grande aliado, quanto pode transformar-se num monstro destruidor; depende de nós.

É muito comum ter medo de recomeçar: o novo amedronta, pois ainda é desconhecido. É absolutamente normal no mundo em que vivemos o ter medo da violência; a insegurança no emprego; as notícias sobre catástrofes; a instabilidade da economia; a fragilidade da família, etc. Passa a ser anormal e patológico o medo que paralisa e destrói a nossa capacidade de prosseguir e o nosso entusiasmo com a vida.

Muitos sentimentos nesta vida alimentam em nós o medo, por exemplo: achar que outros são melhores que nós; que não temos capacidade para enfrentar os obstáculos; que não temos forças para irmos além das adversidades; que não temos fé o suficiente; e pior, que Deus não tem visto o nosso sofrimento... A realidade destes fatos pode mudar completamente se mudarmos a nossa forma de pensar e agir. Disse-nos o apóstolo Paulo: “Rogo-vos, pois, irmãos, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” Rm 12.1-2.

Quando o medo bater à sua porta, clame a Deus! A Bíblia diz em Isaías 41:10 “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça”. AME, ainda que outros achem que o seu sentimento não é amor, pois, “No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor” 1 João 4:18. AME apesar deles, De modo que com plena confiança digamos: O Senhor é quem me ajuda, não temerei; que me fará o homem? Hebreus 13:6. Não tema fofocas e nem notícias que entristecem, pois o verdadeiro cristão não teme más notícias; o seu coração está firme, confiando no Senhor. O seu coração está bem firmado, ele não terá medo, até que veja cumprido o seu desejo sobre os seus adversáriosSalmos 112:7-8. O que mais nos importa neste mundo é a alegria de saber que “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” João 3.16. Certos disso, nenhum medo será capaz de nos deter. Aleluia!

Nenhum comentário: