terça-feira, 29 de junho de 2010

PORQUE CHORAS?


Pr. Raul Marques


Uma das circunstâncias mais sofridas para os seres humanos é a perda. Perder os entes queridos; perder os amigos; perder o emprego; perder a condição social privilegiada; perder os sonhos; perder as oportunidades; enfim, tudo o que subtraia de nós aquilo que valorizamos se constitui numa grande vala que se abre em nossas almas. Nós nunca lidamos bem com as perdas. O luto é como um grande portão que se abre convidando-nos à solidão indefinida. O “adeus” é como uma ferida que sangra cada vez que é tocada pelo punhal da saudade. O fim de um casamento... Um sonho interrompido... Um filho que vai e não volta mais...
Os discípulos de Jesus Cristo o amavam muito, apesar de não terem sabido expressar em dados momentos cruciais. As mulheres que andavam com o Mestre nutriam por Ele uma admiração e respeito tão grandes que, perdê-lo, era algo impensável. As multidões ficavam admiradas ao ouvi-lo falar. Até os que lhe tinham por adversário não conseguiam disfarçar que ficavam inebriados com a sua sabedoria.
Os pais de Jesus lhe tinham em alta estima. Maria “guardava tudo em seu coração” desde a sua infância. José orgulhava-se dele pelo respeito e obediência. Como essa gente poderia pensar em perder Jesus? Era inimaginável! E este fato era tão latente, que Pedro certa vez, pensando que estava fazendo o melhor, quis contrariar os planos de Deus. Em Mateus 16:16, Pedro fez uma grande confissão sobre Jesus: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". Jesus o elogiou, dizendo: "Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus" (Mateus 16:18). Logo depois, Jesus falou sobre sua própria morte e Pedro o repreendeu. A resposta de Jesus foi áspera: "Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens" (Mateus 16:23). Só em pensar na dor da perda Pedro disse uma grande bobagem. Ele estava lidando estritamente com as coisas humanas.
Quando Jesus ressuscitou ao terceiro dia, Maria Madalena tinha ficado perto da entrada do túmulo, chorando porque perdera Jesus. Enquanto chorava, ela se abaixou, olhou para dentro e viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus. Um estava na cabeceira, e o outro, nos pés. Os anjos perguntaram: - Mulher, por que você está chorando? Ela respondeu: - Levaram embora o meu Senhor, e eu não sei onde o puseram! Depois de dizer isso, ela virou para trás e viu Jesus ali de pé, mas não o reconheceu. Então Jesus perguntou: - Mulher, por que você está chorando? Quem é que você está procurando? Ela pensou que ele era o jardineiro e por isso respondeu: - Se o senhor o tirou daqui, diga onde o colocou, e eu irei buscá-lo. - Maria! - disse Jesus. Ela virou e respondeu em hebraico: - "Rabôni!" (Esta palavra quer dizer "Mestre".) Jesus disse: - Não me segure, pois ainda não subi para o meu Pai. Vá se encontrar com os meus irmãos e diga a eles que eu vou subir para aquele que é o meu Pai e o Pai deles, o meu Deus e o Deus deles. Então Maria Madalena foi e disse aos discípulos de Jesus: - Eu vi o Senhor! E contou o que Jesus lhe tinha dito.
Muitas pessoas agora estão chorando suas perdas e não conseguem parar de chorar e olhar pra Jesus porque também não é fácil conseguir forças quando se está abatido. Contudo, se pela fé pararem por um instante, certamente ouvirão a voz do Senhor a perguntar-lhes: “Porque choras?”. A voz do Mestre lhes trará consolo, conforto e novo ânimo. Afinal de contas, foi também Ele que afirmou: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e meu fardo é leve" Mateus 11.28-30.

Nenhum comentário: