terça-feira, 29 de junho de 2010

Que queres que eu te faça?


Pr. Raul Marques


Uma das passagens bíblicas mais instigantes é, com toda certeza, a do cego Bartimeu, em Marcos 10.51. Encontramos ali diversas lições de convivência pacífica do homem consigo mesmo, com Deus e com as outras pessoas, que nos evidenciam as formas terapêuticas do Senhor Jesus para com todos aqueles que o buscam.
Confesso que sou profundamente apaixonado pela oração mais simples e mais direta que alguém um diz fez na direção de Deus: “
Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!” (Mc 10.47). Nesta oração tão curta, tão sincera e tão singela, Bartimeu nos revela o desespero humano na busca da resolução dos seus problemas. Aquela foi a única vez em que Jesus entrou em Jericó, e parece-nos que Bartimeu viu que aquela seria a sua única possibilidade de reversão da cegueira. Quando nós queremos muito que algo se realize em nossas vidas, nós nos esforçamos para que ela esteja cada vez mais próxima de acontecer. Nós vamos à luta. Contrariamos os pessimistas; envergonhamos os incrédulos; fortalecemos a nossa fé; e sentimos a força de Deus cada vez mais evidente conosco.
Nas nossas vidas lidamos diariamente com fatos semelhantes àqueles ocorridos com Bartimeu, embora, nem sempre tenhamos assumido as mesmas posturas dele; o que é uma pena... Quantos de nós imprimem em si mesmos a confiança de que as coisas podem, sim, mudar? Quantos estão julgando impossíveis as soluções para as suas dificuldades e inquietações? Quantos se opõem às multidões que lhe espremem evitando a passagem? Quantos estão dando ouvidos a espíritos enganadores que estão a serviço do cerceamento da vitória? Quantos estão olhando fixamente para as impossibilidades? Por outro lado, quantos estão crendo firmemente que Jesus ouve o nosso clamor? Quantos podem ver pela fé que Jesus se voltará e lhe acolherá ali mesmo, à beira do caminho? Quantos vivem preparados para receber a presença de Jesus em suas vidas? Quantos estão dispostos a vivenciar tudo o que há de vir depois do milagre?
Jesus Cristo, mesmo caminhando em meio a uma multidão que falava e até gritava, não deixou de ouvir a rogativa oração de Bartimeu que, além das imensas dificuldades físicas e emocionais teve que enfrentar a impiedade dos discípulos que o mandavam calar (fato que se repete ainda hoje através daqueles que pensam estar mais próximos de Deus). Jesus ouve o clamor que surge altissonante vindo da margem do caminho, vê a sua compleição, aproxima-se daquele pedinte, e aí lhe dirige uma pergunta estimulante e profundamente terapêutica: “
Que queres que eu te faça?” e Bartimeu, sem titubear, lhe responde: “Mestre! Que eu veja!” então Jesus lhe disse: “Vai, a tua fé te salvou!” Ele, então viu, e seguia a Jesus pelo caminho.
Solte-se das amarras da religiosidade. Desprenda-se dos seguidores legalistas. Fuja das multidões que caminham, mas não seguem. Não desista de se encontrar com Jesus, mesmo que Ele haja de passar uma única vez na sua Jericó existencial. Não se desespere porque está à margem do caminho; a sua solidão pode ser a senha de acesso ao coração de Deus, pois Ele é, e sempre será o “
nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na tribulação”.

Nenhum comentário: