quarta-feira, 21 de abril de 2010

O ESTÍMULO DE DEUS


Pr. Raul Marques


Muitas vezes nós subestimamos as capacidades que Deus nos deu para a superação de conflitos interiores e adversidades externas. Quase sempre a oração é o último recurso que temos quando, na verdade, deveria ser exercido com prioridade. Mas, Aquele que nos fez e que nos conhece com absoluta profundidade, não dotou-nos apenas de capacidades essenciais, acrescentou-nos a Sua Graça, aliás, Maravilhosa Graça! A oração é um bem da Graça, as respostas são a sua atuação materializada pelas misericórdias do Senhor que se renovam a cada manhã.
Hoje nós fizemos três visitas distintas e cheias de grandes lições. A primeira delas foi ao velório de uma pessoa amiga, num ambiente aziago, cheio de tristeza e saudade; a segunda, a uma família que abriu o coração para Deus através da dor de ver dois filhos mergulhados no caos das drogas; e a terceira, a uma família que se refazia em meio ao luto, das inquietações e vazios deixados pela morte de alguém muito próximo. Esse é o quadro da vida real sem maquiagens e sem retoques; é a transparência humana independente de nós mesmos. Muitas vezes Deus nos conserva inteiros para que nos percebamos nos outros, aos pedaços, carentes e irremediavelmente dependentes de Sua Graça. Em meio a tudo isso encontramos o Senhor Jesus a nos dizer: "
Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e meu fardo é leve" (Mateus 11.28-30). Esse chamamento de Jesus nos ensina o Caminho através do qual devemos ir até Deus; permite-nos ver que existe remédio para a nossa dor; que há refrigério e há alívio. O Mestre nos coloca diante da possibilidade de trocarmos o nosso fardo com Ele; que devemos aprender com Ele; e que nEle, finalmente, encontraremos descanso para as nossas almas pesarosas. O maior impedimento às nossas curas somos nós mesmos, visto que não confiamos plenamente naquilo que o Senhor nos ensina, sobretudo nas horas mais duras da nossa existência. Falta-nos coragem para pedir em oração, porque falta-nos a fé suficiente. Se ousássemos crer conforme nos ensinam as Escrituras, certamente veríamos coisas maravilhosas ocorrerem, pois o Senhor nosso Deus está pronto a responder a todo aquele que nEle crê. O Estímulo vem sempre do Senhor, como por exemplo, o que Ele nos ensina através de Tiago 5:17 - “Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra”. O poder não está em quem faz a oração, mas naquele que atende a oração. O coração do pedinte precisa ser verdadeiro e estar confiante. Deus estimula e responde.

Nenhum comentário: