sábado, 10 de dezembro de 2016

ALCANÇADO PELA GRAÇA 

DO NATAL DIÁRIO


Pr. Raul Marques

Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus”  
1 Tessalonicenses 5:18


T
udo na história da salvação é profundamente impressionante! As profecias anunciadas com séculos de antecedência, os detalhes minuciosos sobre como ocorreriam, as características de tempo, geografia, política, fatos sociológicos, materialidade, enfim, tudo conspira perfeitamente para a realidade da transcendência de Deus: Isaías 55.8,9: “Meus pensamentos não são os vossos pensamentos. Meus caminhos não são os vossos caminhos, pois assim como os céus são mais altos que a terra, meus caminhos são mais altos que os vossos e meus pensamentos mais altos que os vossos pensamentos”, no mundo imanente dos homens: Atos 17.25, 28:Deus dá a todos a vida, o fôlego e as demais coisas [...] N’Ele nos movemos, vivemos e existimos.”
O natal de Jesus Cristo nos inspira a lembrar e refletir sobre os infindáveis aspectos e influências que revela sobre as nossas próprias vidas. Considerando que o Espírito Santo inspirou a Davi para nos deixar o legado desta profunda e indescritível realidade, é-nos oportuno lembrar: “Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza. Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existirSalmos 139:13-16. Com o coração aí, percebamos o quanto somos alcançados pela graça do natal diário!
Eu poderia ter sido abortado, porém Deus, em Sua infinita misericórdia, decidiu formar-me completamente. À Ele a minha eterna gratidão, pois, havendo derramado amor sobre os meus pais deu-lhes também condições para criar-me, educar-me e repassar-me o seu caráter afetivo, familiar, seus valores de humildade, dignidade, simplicidade e dependência de Deus!
Eu poderia ter sucumbido nos becos escuros e sombrios desta vida, mas, a piedade e a bondade de Deus me encaminharam para espaços iluminados, através dos quais eu pudesse ver os carentes de amor, de justiça, de dignidade e de assistência através da fé e do temor postos em meu coração.
Eu poderia ter despedaçado a minha vida, quando em momentos de infortúnio e de beligerância, fui posto diante de caminhos através dos quais eu pudesse dirigir os meus passos ou cair um palmo adiante, mas, eu prossegui...
Eu poderia ter cedido às tentações de suprimir o amor e o perdão àqueles que me alvejaram quase mortalmente, mas, a graça de Deus me encheu de forças para não acolher ódio ou alimentar vingança em meu coração, e continuar, ainda que com passos trôpegos, até chegar aos pastos verdejantes...
Eu poderia ter desistido dos meus sonhos em meio aos pesadelos, contudo, o Espírito do Senhor não permitiu que eu vislumbrasse a extensão do vale dos ossos secos, mas, ao contrário, concentrasse a minha atenção na possibilidade do milagre da ressurreição de cada esqueleto...
Eu poderia ter dado cabo à minha vida quando injusta, cruel e covardemente me atingiram com tramas diabólicas, ensejando que eu fosse acometido por males físicos e psicológicos que me roubariam anos inteiros de alegrias. Entretanto, o Senhor de toda a graça, tratou-me com amor e paciência, fortalecendo ainda mais a minha fé, a minha casa, os meus dons, os verdadeiros amigos, irmãos e parceiros de caminhada. Ele sempre fez como prometeu!
É com gratidão ao Senhor Jesus que celebro a graça do natal diariamente! É com esta expectativa e foco que “elevo os meus olhos para o monte. De onde me virá o meu socorro? O meu socorro vem do Senhor que fez os céus e a terraSalmos 121.1. Por estes e outros inúmeros motivos, celebro a cada dia um natal centrado em Jesus Cristo, no Seu amor e na Sua maravilhosa Graça!    

Nenhum comentário: