quarta-feira, 24 de setembro de 2014

ORAÇÕES INÚTEIS...
“Então clamarão a mim, mas eu não responderei; de madrugada me buscarão, porém não me acharão”       Provérbios 1:28

“Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coraçãoJeremias 29:12-13.



A Bíblia nos adverte que só há uma maneira de agradar a Deus: com fé! A fé ensinada nas Escrituras pressupõe temor (respeito) à Santidade de Deus; nada tem a ver com super poderes ou com uma suposta aura de santidade, que mais se assemelha a teatro, que a qualquer aspecto puramente espiritual. A prostituição religiosa é a mais absurda e mais aviltante atividade humana em relação à busca da presença de Deus! Não estamos tratando de um pressuposto filosófico; estamos, isto sim, fazendo uma afirmação exclusiva da fé bíblica que desautoriza toda e qualquer atividade cúltica que seja desenvolvida em favor de deuses e Deus, sejam eles quais forem. Por exemplo, temos uma importante citação de João: “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo 1 João 2:15-16. 
O cerne do texto é a incompatibilidade entre as concupiscências da CARNE, dos OLHOS e a SOBERBA DA VIDA que, exercitadas, colocam Deus num plano subjacente e de desonra. Quem assim exercita sua “fé” está anulando o seu canal de comunicação com Deus, ainda que, deste modo, a Graça e a Misericórdia de Deus não estejam nulas; conquanto se manifeste o verdadeiro arrependimento.
Creio que mesmo distante de nós, mais de 2.700 anos, Isaías realça profeticamente estes valores trocados que vivenciamos hoje em dia: “Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo! Ai dos que são sábios a seus próprios olhos, e prudentes diante de si mesmos! Ai dos que são poderosos para beber vinho, e homens de poder para misturar bebida forte; Dos que justificam ao ímpio por suborno, e aos justos negam a justiça!” Isaías 5:20-23.
O mandamento mais desrespeitado e desonrado em nossa sociedade moderna é, sem dúvidas, “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão”, ainda que traga consigo a advertência de que Ele não terá por inocente aqueles que assim o façam. Como tal, é bem difícil deixar de compreender por que tantos de nós vivem sem respostas de Deus às nossas orações... Ele vela sobre a Sua Palavra para que seja cumprida, de tal modo, que não Se corrompe com emocionalismos e atitudes fantasiosas que buscam esconder o lixo da alma, a falta de escrúpulo e a desonestidade espiritual.
Buscar a Deus e achá-lo é fruto de uma intenção imaculada. Não podemos achá-Lo, jamais, nas densas trevas! É necessário um desejo intenso, profundo e sincero até que O achemos de todo o nosso coração, ou estaremos jogando palavras ao vento, elaborando orações inúteis...

Um comentário:

Anônimo disse...

SEmpre com sábias pálavras! Pr. Deus o abencoe sempre mais! Jardelly