domingo, 23 de dezembro de 2012


SERÁ QUE O DIABO ESTÁ DE FÉRIAS?
Pr. Raul Marques

Então o diabo o deixou até o momento oportuno(Lc 4.13)


E
stamos vivenciando outra vez um tempo de trégua entre o bem e o mal... É uma época tão dissimulada que parece mesmo real. Tudo está como era antes, porém, todos se preparam para expurgar e expulsar os demônios interiores com atos e gestos que não são próprios nos demais dias do ano. Os corações parecem quebrantados, a humildade parece mais latente, os miseráveis passam a ter importância social, os ricos disfarçam a opulência com atitudes de generosidade, as Igrejas se vestem da mesma fantasia lúdica, os palácios se aproximam das favelas, o inferno se traveste de paraíso e, portanto, nos parece a todos que o Diabo está de férias... Assim, ele permite que todos pintem e bordem com os utensílios da desfaçatez e da hipocrisia. Os maus continuam maus, pois a natureza de escorpião não se transforma na natureza das borboletas...
Há, sim, um natal verdadeiro: uma época em que recordamos que Deus veio até nós da forma mais milagrosa e mais transformadora que o mundo já viu. Os emissários de Deus vieram anunciar boas novas de grande alegria. Uma família muito simples foi a signatária desta verdadeira operação de milagre. O mundo nunca mais foi o mesmo, pois o Espírito do Senhor veio agir no meio de nós, ainda que este mundo viva sob a égide do maligno, palco da mais renhida luta entre a verdade e a mentira.
Numa tentativa involuntária de confissão de culpas, o mundo se veste de aparência luminosa. Há um colorido tão exuberante que chega a hipnotizar até o mais sensato dos homens. Há uma disposição tão grande em proteger os desprotegidos, que nos parece até que a fome, a miséria, a corrupção, as guerras, a ambição, a ganância, a seca, as drogas, as epidemias, tudo enfim, fez parte de um mundo que já desapareceu...
O que ocorre, na verdade, é que o diabo nos deixou até o momento oportuno... Assim como ele fez com Jesus, está a fazer conosco. É necessário que, como Jesus, vivamos a dureza das tentações sem perder a lucidez. É necessário que vivamos com intensidade a nossa fé sem nos permitirmos guiar por utopias. É importante sabermos da nossa transitoriedade neste mundo, como peregrinos e forasteiros. É imperioso que não nos prendamos às coisas efêmeras; traça e ouro corroem; o amor é eterno!
Na história do verdadeiro natal Cristo foi presenteado com ouro, incenso e mirra. No entanto, em nenhum momento Ele se apegou a isto, pelo contrário: sendo dono de tudo, não ousou demonstrá-lo, antes esvaziou-se das suas prerrogativas supremas para viver na carne o drama de cada um de nós.
Não, o Diabo não está de férias; ele, ao contrário, estará assentado à mesa de muitos neste natal profano, enquanto Jesus repousará na manjedoura dos corações que o buscarem com diligência.    
  

Um comentário:

Dinha disse...

Hoje se vive um mundo de cão,onde as pessoas não se amam mais,devemos pedir a Deus muita paciência para poder suportar o ser humano,pois ta muito difícil conviver.Que Deus ilumine nossa vida todos os dias e nos der muita paz,saúde e principalmente paciência com as pessoas do nosso convívio,que tenhamos um ano novo cheio de paz...paz e muitas realizações e que Deus encha nossos corações de amor.