terça-feira, 18 de dezembro de 2012


O PRIMEIRO NATAL DEPOIS DO “FIM DO MUNDO”
Pr. Raul Marques
“Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade” - Atos 1.7


Temos visto a mídia mundial bombardeando todos os canais de comunicação possíveis acerca do fatídico “fim do mundo”, desta vez, previsto para o dia 21/12/2012, conforme um diagnóstico do povo Maia:  “As interpretações de que o fim do mundo ocorreria no dia 21 de dezembro de 2012 partiram de dois monumentos maias: a Estela 6 (uma espécie de totem), do antigo assentamento de Tortuguero (no Estado de Tabasco, no sul do México) e a Estela 1 de Cobá, em Quintana Roo”.
Em todas as épocas da história da humanidade, sempre foram publicadas essas enigmáticas profecias, todas elas, no entanto, esbarraram no fracasso e na frustração da espera...
Com base na fé que recebi de Deus através daquilo que tenho aprendido na Bíblia Sagrada, e de quem tenho me alimentado diariamente, estou me preparando para vivenciar o primeiro Natal de Cristo depois do “fim-do-mundo”. O Natal de Cristo nos conduz a pensar na verdadeira significação que fundamenta este evento dentro da história humana. Houve previsão da Vinda de Cristo ao mundo dos mortais e o seu concomitante cumprimento. As profecias bíblicas sobre Ele dão conta do tempo, da forma e do lugar onde o fato se realizaria. A história secular atesta todos os fatos relacionados a isto. O Natal de Cristo trouxe-nos de volta a esperança perdida; revelou-nos a sabedoria de Deus e a Sua presença no meio de nós.
Desejo viver o primeiro Natal depois do “fim-do-mundo” de maneira intensa, sem as neuras do frenesi que os comerciantes fazem dele neste período; sem as psicoses que emolduram o imaginário humano alimentado pela mídia sensacionalista de plantão. Espero viver o primeiro Natal depois do “fim-do-mundo” com a certeza de que as grandes catástrofes no mundo presente são sinais, mas ainda não é chegado o fim, conforme afirmação de Jesus Cristo: “Cuidado para que ninguém engane vocês. Porque, muitos virão em meu nome dizendo: Eu sou o Messias. E enganarão muita gente. Vocês vão ouvir rumores de guerra, prestem atenção e não fiquem assustados, pois estas coisas devem acontecer mas ainda não será o fim” (Mt 24,5-7). “Quanto àquele dia e àquela hora, ninguém o sabe, nem mesmo os anjos do céu, mas somente o Pai (Mt 24,36).
Quero viver o primeiro Natal depois do “fim-do-mundo” na perspectiva do amor ao próximo rateado por todos os dias e horas da minha existência. Quero vivenciar este tempo na certeza de que ainda há muito que fazer para que Cristo, o meu Senhor e Senhor dos nEle crêem, volte outra vez, sem manjedoura e sem cruz, porém, com santidade e juízo sobre um mundo autodestruído pelo pecado, pela indiferença aplicada contra Deus, pelas fantasias e ilusões de uma fé imatura e perniciosa. Quero viver o primeiro Natal depois do “fim-do-mundo” alimentando esperança nos corações que sofrem; amenizando a solidão dos excluídos; suavizando a dor e o desespero dos que já perderam a esperança; alegrando-me com os que se alegram e chorando com os que choram. Quero viver o primeiro Natal depois do “fim-do-mundo” com a certeza de que posso ir à Cristo levando comigo outros tantos que se alegram nesta caminhada que se dirige ao Seu chamado: “Vinde a mim todos vós, que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” Mateus 11.28.  

2 comentários:

Anônimo disse...

Quanto Amor! Quanta riqueza espiritual. Sinto cada vez mais a Graça Maravilhosa da Presença de Deus através da palavra que Ele te inspira a escrever. Deus o abençoe e nos capacite a buscá-lo com inteireza de coração. Porque Ele é digno. Saudades do senhor, pastor. Joilma

Anônimo disse...

Paz!
Pr. Raul, diante de mais uma ignorância de alguns que se dizem profetas, como é ilógico, surreal que o mundo acabaria no dia 21/12/2012, pois a bíblia declara que a vinda do filho do homem virá como um ladrão ou seja, ninguém saberá, infelizmente tem pessoas que estão acreditando nessa notícia, que essa reflexão assim como alcançou o meu coração possa alcançar a outros, que possamos viver o Natal de forma diferente antes do FIM DO MUNDO, Celebrando,Adorando,dignificando,respeitando e glorificando aquele que nos amou e nos ama Jesus... aproveito o momento para desejar a você e família um Feliz Natal são os votos de Mailson.