quinta-feira, 1 de março de 2012

CORREÇÃO POR AMOR

Pr. Raul Marques


Ninguém gosta de ser disciplinado. Todos resmungamos porque nos sentimos diminuídos ou desprestigiados quando recebemos uma admoestação de disciplina. É uma sensação de abatimento ou de desestímulo que se apodera de nós, causando-nos de pronto certa repulsa e constrangimento. Tanto é assim que corre no meio social um provérbio rude e sarcástico que afirma: “Se conselho fosse bom não seria gratuito, mas, vendido”. Tanto o aconselhamento quanto a paciência de recebê-lo requerem sabedoria, disposição em querer acertar, e, sobretudo, humildade. Quando estes sentimentos vêm como amálgama, como arrimo, e como pavimentação do solo das nossas atitudes, vivenciamos uma sensação de proteção e de gratidão por quem se propõe aconselhar-nos como um pai faz a um filho. A Bíblia afirma que “O castigo do Senhor é uma prova do Seu amor por você; Ele faz à mesma coisa que um pai cheio de amor faz por seu filho” Pv. 3.12 BV. Um homem que é sempre admoestado, ensinado e disciplinado por aqueles que o amam, aprende a ser mais seguro nas decisões que toma. Como dizia Aristóteles, “nós somos aquilo que fazemos repetidamente; excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito”. O costume de acolher bem os conselhos pode nos levar à condição de homens e mulheres mais seguros frente às turbulências da vida, sobretudo, quando aceitamos as razões porque Deus nos tem disciplinado.
Meu filho, não fique revoltado quando for castigado pelo Senhor. Não fique desanimado quando Ele o corrigir” - Pv 3.11 (BV). É muito comum vermos pessoas palradoras diante de Deus quando estão a enfrentar adversidades: blasfemam, apostatam, ficam indignadas e se mostram decepcionadas com Deus, quando deveriam estar agradecidas por receberem lições e conselhos práticos de admoestação, ensinando-as a crescerem e se tornarem maduras diante das circunstâncias e dos obstáculos que se interpõem em seus caminhos. Até mesmo os que dizem crer são levados a esquecer facilmente o que aprenderam: “O justo viverá por fé” Gl 3.11.
Todo aquele que tem a Deus como aliado deve também submeter-se às suas normas e aos seus mandamentos, uma vez que conscientemente, diz: “Senhor, eu Te louvo! Ensina-me as tuas instruções para a vida” Sl 119.12 BV. E sabe por quê? Simplesmente porque “Nunca se pode agradar a Deus sem fé, sem confiar nele. Qualquer um que queira ir a Deus deve crer que existe um Deus, e que Ele recompensará aqueles que sinceramente O procuram” Hb 11.6 BV.
Devemos, pois, com humildade e obstinação obedecer a Deus quando somos corrigidos, ainda que as circunstâncias nos submetam à vergonha, à humilhação e ao sofrimento, pois, Ele mesmo nos afirma: “Lembrem-se, porém disso - os maus desejos que penetram na vida de vocês não têm nada de novo nem de diferente. Muitos outros enfrentaram exatamente os mesmos problemas antes de você. E nenhuma tentação é irresistível. Vocês podem confiar Que Deus impedirá que a tentação se torne tão forte que não a possam enfrentar, visto que Ele assim prometeu e cumprirá o que diz. Ele lhe mostrará como fugir do poder da tentação, para que vocês possam agüentá-la com paciência” I Cor 10.13. Obrigado, Pai, por ensinar-me a cada dia, mesmo através da dor. Tu és fiel!

Um comentário:

Anônimo disse...

Quanta paz e alegria sinto em mei coração pela leitura destas mensagens. Reflito sobre a grandeza do poder de Deus, sobre a plenitude do Seu amor por nós e percebo que Ele trabalha incessantmente em nossas vidas para que através do nosso testemunho pessoal alcancemos vidas para Ele. Pastor seu testemunho de vida é motivo de alegria para o Senhor e para os teus amigos, os quais sempre souberam que em Cristo em sua vida. Que esteja a cada dia te fortalecendo e abençoando para que possas abençoar mais e mais vidas por meio desta mensagem de Vida, vinda do coração de Deus. Joilma