sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

 RECOMEÇO


Pr. Raul Marques

 

              Alguém já disse que “um ponto final é apenas o inicio de um novo parágrafo”. Sim, sem dúvidas, embora às vezes o ponto final poderá significar o desfecho de toda uma história que acaba de ser contada...

             Rasgamos a última folhinha do calendário do ano, mas ao lado dele já avistamos a página inicial de um novo marcador de novos dias e meses de mais um novo, como alguém gritando a plenos pulmões no megafone da existência: “Continue! O tempo ainda não parou pra você!”. Como diria o profeta: “Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor!” (Oséias 6.3). A vida é encantadora também por este aspecto: ela se recicla, se renova, enfim, recomeça...

          Tivemos um ano que passou absolutamente marcado pelos sobressaltos, pelo medo, pela incerteza, pelas perdas irreparáveis e de dados absurdos, como: mais de 83.527.738 casos registrados no mundo de infectados pela COVID-19, dos quais 47.109.370 foram recuperados e, infelizmente, 1.819.905 morreram, com recorde de 15.518 pessoas num só dia, segundo a universidade Johns Hopkins.

            O mundo inteiro parou. Daí, inevitavelmente, algumas reflexões devem ser feitas: Por que desaceleramos tão bruscamente? O que estamos fazendo com o tempo que dizíamos não ter? Por que, de repente, a família passou a ter uma importância tamanha? Por que descobrimos, finalmente, o nosso lado mais podre: o individualismo, e passamos a sentir tanto a falta do abraço, do aperto de mãos, o valor do sorriso escancarado? Por que foi preciso a orientalização do costume do uso da “quase burca”, a máscara, como que a esconder o nosso rosto da vergonha da falta de solidariedade humana? Por que, de repente, os lares passaram a ser o lugar menos perigoso do planeta? Por que será que fomos tão abruptamente arrancados dos braços dos nossos entes mais queridos? Por que a solidão do isolamento tornou-se um fardo pesado se já o praticávamos egoisticamente e sem a menor explicação racional?

          Rapidamente tivemos que suportar a dor dos “ilhados”. Tivemos que buscar pelo próximo ainda que fosse somente saindo na sacada, indo até o meio do caminho, mantendo a distância... Tivemos a necessidade de cumprimentos ainda que fossem por telefones, vídeos, cartazes... Fomos forçados por um meio invisível a entender o individualismo quando já o praticávamos quando tínhamos total liberdade de ir e vir e nos omitíamos... Quando, na verdade, tudo isto voltará ao normal? Mas, afinal, que normal? Quem disse que a forma como vivíamos era normal? A maior e mais profunda mutação que está se revelando não é a do vírus, mas a nossa! Mudamos tão profundamente a nossa forma de viver e de pensar que o outro, o próximo, já não fazia parte do nosso espetáculo; nós éramos as estrelas em constelações ilhadas e perdidas num infinito coberto de efemeridades e despropósitos!

          Deus nos concedeu um RECOMEÇO, por isto mesmo estamos aqui agora! O que iremos fazer daqui por diante? Que sentido daremos às nossas vidas? O que faremos com a nossa capacidade de amar o próximo como a nós mesmos? Será que daremos lugar a Deus na nossa vida, no nosso quarto, na nossa mesa?

          Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e o seu tronco morrer no pó, ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como uma planta(Jó 14:7-9). É tempo de recomeçar, façamo-lo da maneira certa! Deixemos de lado a nossa arrogância e planos escusos, de maneira que o Senhor tome a direção das nossas vidas e nos leve às águas de descanso! Que o Senhor tenha misericórdia de todos nós!

Nenhum comentário: