terça-feira, 18 de setembro de 2012

SAL E LUZ, NA MEDIDA CERTA!
Pr. Raul Marques


Cortar o sal da dieta não faz tanto bem para o coração como sempre foi dito pelos médicos. De acordo com novo estudo, uma dieta com pouco sal, de fato, reduz a pressão sanguínea, mas aumenta os níveis de colesterol, gorduras e hormônios no sangue, além do risco de doenças cardíacas”. Li esta notícia recentemente em um Site que trata de saúde e logo me transpus para a relação que isto tem com o pensamento de Jesus Cristo, relativamente aos seus seguidores. Ele disse: “Vocês são o sal da terra... vocês são a Luz do mundo... assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus” Mateus 5.13,14,16.
Cresci ouvindo um provérbio popular que afirma: “Tudo demais é veneno!”. Quando Jesus fez a Sua afirmativa, o fez na expectativa de que os seus discípulos fossem transformados na “medida certa”; que eles tivessem o tempero e o brilho exatos; sem exageros, e assim, fossem seguidos como um diferencial – um referencial seria a melhor expressão! Assim como sal e luz em excesso fazem mal ao paladar e à visão, do mesmo modo os seus discípulos seriam um mal para o mundo, se se pusessem em demasiado grau, ao ponto de se mostrarem radicais e, portanto, fundamentalistas, no mais extremo conceito do termo, estragando a experiência com Deus pela carência ou pela demasia...
Ser cristão é uma questão de justo encaixe, isto é, nem tanto e nem tão pouco; apenas exato. Temos visto muitos excessos na vivência cristã que têm se constituído em verdadeiras muralhas erguidas diante de muitos que gostariam de ver o que existe “do outro lado da ponte”, mas são impedidos de ver... São pessoas que pensam estar manifestando tanta luz que chegam a ofuscar a visão dos que gostariam de ver além da ribalta, mas só enxergam a escuridade... Uns exageram tanto na salinidade, que estragam o sabor de tudo...
Ele disse também: “Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto par ser jogado fora e pisado pelos homens. Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém ascende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha” (Mateus 5.13-14). O sal só serve se for na medida certa. A luz só faz bem se se mostrar compatível com os nossos olhos. Ela precisa ser vista e o sal precisa ser provado, de tal modo que produza o bem estar nos homens. Afinal de contas, ninguém foi mais sal e luz que o próprio Jesus, no entanto, Ele sempre atraiu o mundo para Si, como até hoje o faz; sem excessos ou radicalismos. Jesus é a nossa “medida certa”: o pão que nos alimenta e a água que mata a nossa sede. Ele é a “brilhante Estrela da Manhã”, que tão perfeitamente aponta para que cada um encontre nEle, “o caminho, e a verdade, e a vida”. 


3 comentários:

Unknown disse...

Assim quero ser Senhor, Sal e Luz para este mundo de hoje de tantas escuridões e caminhos que tentam nos levar a nos dispersar e desviar do teu caminho; o único e verdadeiro caminho que nos leva a sermos felizes e encontrarmos a ti, contemplando a tua glória. Quero ser diferente e fazer a diferença, para que muitos jovens entendam que ser Sal e Luz neste mundo não significa ter que radicalizar, mas ser sábios e dar a vida só por ti.

Juliane

Anônimo disse...

Sei bem Raul, que Deus tem tudo na medida certa! é preciso tempera a vida na quantidade certa por que a luz sempre será o guia de Deus em partes escuras da vida! É preciso cria em se mesmo medidas certas e sempre pensar em um coração puro e renovado assim o espírito será inabalável. Sempre a esperança quando penso no seguinte:
O amor do SENHOR Deus não se acaba,é como o sal que tempera a vida, e a sua bondade não tem fim assim como os raios de luz.
Esse amor e essa bondade são novos todas as manhãs; e como a grande fidelidade do SENHOR!
Deus é tudo o que temos; por isso, confio nele.
O SENHOR é bom para todos os que confiam nele.” Abraço amigo querido! Rejane Arethusa

Hugo Segundo disse...

"Enquanto algumas pessoas querem ser a "estrela" emitindo super raios, ofuscando a sua própria visão e a das pessoas que estão ao seu redor, de tal forma a esquecerem que Deus esta muito pouco preocupado em que cargo você se encontra na igreja, se você prega para grandes multidões ou a um grupo de amigo. Ele quer sua melhor adoração independente de onde, quando ou como você esteja, independente de que haja milhares de pessoas a sua frente ou um simples homem que não tenha onde morar..
Uma exclamação que levanto é que, pelo menos comigo, o Senhor tem falado grandemente naqueles momentos da noite, no escurinho do quarto, onde estamos só nós dois, e eu me derramo em seus braços.

Por outro lado, há também aqueles que não sabem do seu real valor, deixando de levar a luz aos corações necessitados, o Senhor disse "Ide" e devemos ir!!! Se não for assim, para que nasci?

Como foi dito, "tudo de mais é veneno", devemos pedir ao Senhor discernimento para agir de acordo com sua vontade, deixa de lado nossos desejos e equilibrar nossa vida em cima do que realmente Deus quer..

Parabéns pela reflexão Pastor Raul, continue nos abençoando com suas mensagens!!