domingo, 24 de junho de 2012


A PEDAGOGIA DA HUMILDADE
Pr. Raul Marques

“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas”. Mateus 11.28-29 NTLH


É quase irônico que Jesus, sendo Deus, nos convide a ser como Ele é... No entanto, quando nos damos conta de que Ele é o Emmanuel – Deus conosco – encarnado e transformado em um de nós, compreendemos a dimensão e a transcendência desta motivadora convocação divina. Somos convidados por Jesus para o aperfeiçoamento do nosso caráter; somos chamados para uma queda para o alto; somos convocados para um treinamento absolutamente transformador, e é isto talvez, que mais nos inquiete tanto, uma vez que temos pavor das mudanças, das saídas radicais da nossa zona existencial já tão conhecida.
A experiência humanizadora de Jesus é profundamente pedagógica e perfeitamente ditada pelo amor na sua forma mais original e no seu mais lato significado. O convite de Jesus é para “todos os que estão cansados e sobrecarregados”; e isto é tão significativo porque, de uma forma ou de outra, todos os seres humanos vivem o cansaço e a sobrecarga da existência pecadora. Não obstante a sua instrução ter ligação direta com a força das leis religiosas, alcança ao mesmo tempo, todos nós nas nossas fraquezas, ambições, egoísmos, indiferenças, rudeza, e mesquinhez de afetividade e amor.
Somente os humildes se concebem fracos, e somente os que se sabem fracos são capazes de reconhecer a necessidade de ajuda. Ao reconhecermos a nossa fraqueza e recorrermos à promessa de Jesus, projetamos em nós um ato de fé que não veio de nós mesmos, mas, dEle. Se aceitarmos o Seu convite, logo receberemos descanso. Ele nos atrai para Si e nos permite descansar. Este ato de Jesus é como que um transplante de coração reproduzido em série, num ato milagroso de supremo amor. É como se Ele dissesse: Levem com vocês a minha vida, e deixem comigo tudo o quanto vocês não conseguem mais suportar!
A pedagogia de Jesus é tão despretensiosa, e por isto mesmo tão cheia de humildade, que Ele é capaz de trocar o que possui de maior valor – a sua capacidade de amar – por tudo o que temos de mais desprezível: a nossa habilidade para pecar. Além de tomar sobre Si os nossos fardos, Ele ainda se dispõe a continuar nos ensinando a permanecer aprendendo sobre mansidão e humildade de coração. É nEle que encontramos descanso para as nossas almas.
Jesus Cristo não é propriedade de nenhum povo e de nenhuma religião. Ele é universal, indispensável, plural e inclusivo. Ele é Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, e Príncipe da Paz (Isaías 9.6). Ele é o rio em cujas águas todos nós devemos nos lavar; onde toda a humanidade mata a sua fome, sacia a sua sede e, finalmente, encontra vida, e vida com abundância. DEUS É FIEL.
   

2 comentários:

Brunocarvalhima disse...

Ser como Cristo é confiar inteiramente no Pai. Mas esta sociedade, consumista, imediatista e subornista, sufoca os mais desavisados e torna a fé Cristã extremamente superficial. Oremos.

Brunocarvalhima disse...

Ser como Cristo é confiar inteiramente no Pai. Mas esta sociedade, consumista, imediatista e subornista, sufoca os mais desavisados e torna a fé Cristã extremamente superficial. Oremos.