sexta-feira, 17 de abril de 2009

CORAGEM PRA RECOMEÇAR...


Pr. Raul Marques

Jó 14.7 “Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e o seu tronco morrer no pó, ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como uma planta”.



Existem momentos na vida do homem que ele mais se assemelha a uma árvore, que tendo sido tão frondosa, sobrevive no seu último estágio, na condição de tronco que insiste em lutar pela vida fazendo brotar os seus renovos. Este é o momento em que se espera um milagre conforme a promessa de Deus: “se envelhecer na terra a raiz, e o seu tronco morrer no pó, ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como uma planta”. São momentos em que necessitamos da água da vida, dos campos verdejantes, de pastos refrigerantes, de ventos calmos, de brisas suaves... Nesses instantes precisamos tão somente de uma atitude: bom ânimo – “Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares” Josué 1.9. Os desertos pessoais vão se formando quase que imperceptíveis, e de repente tomam dimensão e evidência gigantescas na nossa vida. Formam-se duas de tristezas, surgem nuvens de gafanhotos inquietantes, não há chuva, não há flores e jardins, só peçonha e o ardor causticante de um sol que nos cega a visão de dia, desaparecendo no frio assombroso de noites cada vez mais opacas e agourentas.
E quando tudo parece no fim, vem-nos a certeza de que “
ao cheiro das águas, brotará”. E aquelas lágrimas que nos escorrem pelo rosto começam a se transformar num rio de águas vivas, e entram pela terra seca, chegando até a profundidade da raiz, e finalmente, num ato milagroso, começam a brotar os renovos... Mas é preciso coragem pra recomeçar. É preciso não desistir de ser árvore que dá frutos. É preciso persistir para não apodrecer, pois há muitos fungos micorrízicos que aguardam a plenitude da nossa fraqueza... Finalmente a promessa se transforma em um milagre, porque o Senhor é bom e a sua misericórdia dura para sempre! "E o Senhor te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam”. Isaías 58.11.
É preciso coragem pra recomeçar... Não ter medo do desconhecido, daquilo que ainda está porvir. É preciso “
crer que Deus existe e que é galardoador daqueles que o buscam” Hebreus 11.6. É preciso nunca desistir dos sonhos, ainda que tenhamos que enfrentar muitos pesadelos. É preciso cantar a vida e celebrá-la intensamente. É preciso dar sentidos aos versos da canção que afirmam: “Se uma porta se fecha aqui, outras portas se abrem ali... Deus é quem cuida de mim!”. Que o Senhor tenha misericórdia de todos nós.

Nenhum comentário: